Fundado em agosto de 2006, o Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) vincula-se à linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. Sua composição é radicalmente interdisciplinar, considerando a diversidade de experiências de formações dos seus membros, tendo a história da educação como campo de pesquisa em comum. Seus pesquisadores atuam no ensino universitário de várias instituições e na rede pública de Ensino Fundamental e Médio, participando em programas de Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado, seja na condição de docentes ou de discentes.
O tema de pesquisa que une o Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) é a análise da prática social dos intelectuais, particularmente daqueles que se engajaram diretamente e intensamente na difusão do discurso sobre a relação entre educação e modernidade. A análise da presença desse discurso no cenário intelectual brasileiro é parte de um esforço de investigação das formas de produção do discurso educacional e, por extensão, das estratégias de persuasão e de coerção que levaram determinados projetos culturais a tornarem-se socialmente hegemônicos. Em termos metodológicos buscamos pensar o discurso educacional, a partir dos seus contextos de produção, de circulação e de recepção. Acreditamos que, assim, poderemos contribuir para uma História da Educação articulada às histórias das linguagens, das práticas políticas, das profissões ligadas à esfera cultural, das formas de transmissão da cultura e dos meios e dos lugares de difusão do conhecimento. Este esforço de interpretação da trajetória dos agentes do discurso educativo, das suas redes de sociabilidade, bem como das suas estratégias discursivas e políticas são operações cruciais para estabelecermos os liames entre o plano subjetivo dos sentidos e o plano objetivo das práticas sociais.