Menu

Quadro de bolsista de Iniciação Científica – 2007-2008


Quadro de bolsistas por professor, setor de Educação, 2007/2008.
 
 
 
 
 
 
 
Projeto – Título
Pesquisador
Aluno Bolsista
Tipo
Contextos interativos e possibilidades de desenvolvimento.
Tânia Stoltz.
Iare Sandra Cooper.
PIBIC/CNPq
Padrões evolutivos da noção de lucro em crianças trabalhadoras de rua na cidade de Curitiba.
Tânia Stoltz.
Michele Borges Rosier
Patrícia Kohiyama de Matos Silva.
Voluntários
Educação profissional e formação humana no Brasil frente às mudanças contemporâneas nas relações sociais de produção.
Gracialino da Silva Dias.
David Ursino da Cruz.
Voluntário
O perfil do professor de ciências naturais do ensino médio.
Christiane Gioppo.
Claudia Angélica Becerra Soto.
UFPR/TN
Tecnologia, Trabalho e Formação: os caminhos da escola pública de ensino médio na cidade de Curitiba/PR – Fase II – percursos da institucionalização do ensino médio integrado.
Mônica Ribeiro da Silva.
Eloise Medici Colontonio.
 
Gisele Adriana Maciel Pereira.
Voluntário
 
PIBIC/CNPq
A pedagogia do controle e a experiência na formação de professores: gênero, corpo, memória e docência.
Maria Rita de Assis César.
Talita Badur Corsi.
 
Virginia Damas Novello.
UFPR/TN
 
Voluntário
Crenças auto-referenciadas e sua relação com estratégias de coping, estilo parental de educação e características do contexto escolar.
Helga Loos.
Rosseline da Silva Fernandes.
 
Ligia Fernanda Keske Cassemiro.
PIBIC/CNPq
 
Voluntário
O professor e a Escola: Representação e contexto.
Susana da Costa Ferreira.
Rafael José Bassi.
UFPR/TN
Possíveis entendimentos acerca de dinâmicas didático-metodológicas em matemática reveladas por professores escolares envolvendo formação inicial e continuada.
Ettiene Cordeiro Guerios.
Débora Cristina Bagatin Zaramela.
Andressa Charlene Fernandes.
Voluntário
 
PIBIC/CNPq
História, Cultura e Escolarização da Infância.
Gizele de Souza.
Anne Altemio Skrock.
Keli Fernanda Rucco Turina.
Voluntário
PIBIC/CNPq
Intelectuais, Educação e Modernidade: da Escola Moderna ao Movimento pela Escola Nova (1900-1950).
Carlos Eduardo Vieira.
Alexandra Padilha Bueno.
PIBIC/CNPq
Currículo e educação do corpo: história do currículo na instrução pública primária paranaense (1882-1926).
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira.
Lucia Chueire Lopes.
 
Paola Haas Klainubing.
PIBIC/CNPq
 
Voluntária
Pesquisa em educação ambiental: fundamentos teórico-metodológicos e desenvolvimento epistemológico.
Andreia Aparecida Marin.
Eduardo Silveira.
PIBIC/CNPq
A cultura dos povos do campo e o currículo escolar.
Sonia Fátima Schwendler.
Adriana Martins de Oliveira Ladislau.
UFPR/TN
Participação e processos de conscientização: impactos na dinâmica comunitário-educacional
– possibilidades para práticas em psicologia social comunitária v.
Maria de Fátima Quintal de Freitas.
 
 
A práxis plástica em crianças portadoras de deficiência visual.
Tâmara da Silveira Valente.
Caroline Caregnato.
UFPR/TN
Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação. A Formação de Professores e sua Representação: do Educador Formal ao Educador Social.
Araci Asinelli da Luz.
Ricardo Heimoski.
PIBIC/CNPq
Relações raciais e infância na mídia brasileira: cognição social, discurso, estratégias ideológicas e educação.
Paulo Vinicius Baptista da Silva.
André Marega Pinhel.
Kelly Cristina Rabello Rangel.
Wellington Oliveira dos Santos.
Voluntários
 
PIBIC/CNPq
Arquivo escolar do Colégio Estadual do Paraná: investigação sobre seu tratamento, ao longo da história da instituição, com base no levantamento, organização e catalogação do acervo documental.
Nádia Gaiofatto Gonçalves.
André de Souza Carvalho.
 
Emanuelle Giamberardino Rochavetz Cordeiro.
Voluntário
 
PIBIC/CNPq
O uso da pesquisa de opinião em aulas de matemática do ensino fundamental.
Maria Tereza Carneiro Soares.
Elenice Micrute Iachenski.
PIBIC/CNPq
Da oralidade à escrita: a concepção de palavra entre alunos de 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino fundamental.
Sandra Regina Kirchner Guimarães.
Annelyse Dunke Lima.
PIBIC/CNPq
O discurso sobre a língua estrangeira e seu ensino na mídia impressa de 1985 a 2005 e na publicidade de rua da cidade de Curitiba.
Deise Cristina de Lima Picanço.
Rogéria de Aguiar.
UFPR/TN
Perfil dos Alunos Integrantes da Educação de Jovens e Adultos de 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental dos CEBEJAs do Município de Curitiba
Sonia Maria Chaves Haracemiv.
Ana Carolina Fischer.
PIBIC/CNPq
Educação na diversidade:Concepção de alunos com necessidades especiais sobre sua aprendizagem e suas diferenças.
Paulo Ricardo Ross.
César Felipe Pereira Carneiro.
UFPR/TN
Projetos de Ensino e Pesquisa como espaço formativo: contribuições e formas do professor de ciências.
Ivanilda Higa.
Neiva Samara Mendes Cavalcante.
UFPR/TN
A educação na antiguidade como modelo procedimental de princípios e valores para as reflexões educativas no século XXI.
Karen Franklin da Silva.
Danieli Penha Martins.
 
Danielle de Mesquita Menon.
Giselle Romeiro Crescenti.
Voluntários
Políticas Educacionais e Qualidade de Ensino: as relações entre o investimento financeiro em educação, as condições de qualidade, o perfil da demanda educacional e o desempenho estudantil no Estado do Paraná.
Taís Moura Tavares.
Juliana Costa Barbosa.
UFPR/TN
Quando a imprensa diária é imprensa pedagógica. Educação e saúde em Curitiba, 1889-1930.
Liane Maria Bertucci-Martins.
Valeria Jorge de Oliveira Barbosa.
Susan Martins dos Santos.
Voluntária
 
PIBIC/CNPq
A dimensão ambiental no ensino universitário: entre a tradição e a inovação.
Elisabeth Christmann Ramos.
Cristiane Fellini.
 
Morgana Donadio.
Voluntários
Diversidade sexual e de gênero no discurso universitário docente: um estudo nos cursos de Pedagogia e Psicologia.
Nilson Fernandes Dinis.
Solange Regina Silva Almeida.
Voluntário
Análise das Diretrizes Curriculares da Educação Fundamental da Rede de Educação Básica do Estado do Paraná: Língua Portuguesa.
Ligia Regina Klein.
Thays Teixeira de Oliveira.
PIBIC/CNPq
Divulgação científica em nanociências e nanotecnologias: como a mídia informa e forma o público leigo?
Noela Invernizzi Castillo.
Andréia Bobrek.
 
Cibele Caroline Cavichiolo.
UFPR/TN
 
PIBIC/CNPq
Políticas Educacionais e Qualidade de Ensino na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.
Ângelo Ricardo de Souza.
Alexandra Frasão Ferrari Damaso.
PIBIC/CNPq
Caracterização dos alunos com Necessidade Educacionais Especiais (NEEs) do Ensino Médio Público de Curitiba e Região Metropolitana.
Laura Ceretta Moreira.
Luciane Fátima Gabardo Ferreira Prostt.
 
Majori Vigo.
UFPR/TN
 
 
Voluntário
O uso do livro didático no cotidiano escolar.
Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia.
Luiz Eduardo Pivovar.
PIBIC/CNPq
Produção do ensino, saberes cotidianos e científicos no imaginário de estudantes universitários.
Odisséa Boaventura de Oliveira.
Roberto Mendes.
Voluntário
 
Celso de Moraes
Jeber Luis Diehl.
UFPR/TN
Universidade Federal do Paraná


Rua Rockefeller, 57 - Bairro Rebouças
80.230-130 | Curitiba |
(41) 3360-5310
Universidade Federal do Paraná


Rua Rockefeller, 57 - Bairro Rebouças
80.230-130 | Curitiba |
(41) 3360-5310

Setor de Educação nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais