Este material foi elaborado pela equipe do Projeto de Extensão Ensino de História: desafios e possibilidades, em parceria com a equipe pedagógica do Museu do Holocausto de Curitiba, durante as atividades de 2023 e 2024. Continuando os estudos e discussões do Dossiê Didático Ensino de História: ensino sobre o Holocausto, lançado em 2023, neste segundo volume, mantivemos o desenvolvimento de sequências didáticas, utilizando fontes e referências que possam subsidiar aulas de História, acerca do tema. O diferencial, nas sequências desenvolvidas em 2024, foi a escolha de necessariamente ser envolvido ao menos um filme que se relacionasse ao Holocausto (ou Shoah), ou a consequências dele, ao longo do tempo.
Clique aqui para fazer o download
Este material foi desenvolvido por estudantes participantes do Projeto de Extensão Ensino de História: diálogos e possibilidades, e tem como objetivo trazer subsÃdios, historiográficos e didáticos, para que a temática indÃgena possa ser abordada com maior frequência e de forma fundamentada em sala de aula, e em especial, trazer subsÃdios sobre particularidades relativas ao Paraná.
Neste portal, está o resultado de trabalhos desenvolvidos pela turma 2023 do Curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na disciplina Formação e Transformação do Espaço Brasileiro, coordenada pela Profª. Joseli Mendonça. Esta disciplina foi realizada em parceria com o Projeto de Extensão Ensino de História: diálogos e possibilidades.
Nela, buscou-se compreender o impacto que as intervenções realizadas nos espaços da América Portuguesa e do Brasil ocasionaram à população indÃgena. O portal construÃdo traz uma cartografia histórica, que diz sobre a violência cometida contra essas populações, mas evidencia também o protagonismo que tiveram e as ações de resistência que empreenderam.
O Dossiê Didático Ensino de História: ensino sobre o Holocausto é uma produção coletiva, do Projeto de Extensão Ensino de História: diálogos e possibilidades, em sua parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba.
Ele é composto por nove sequências didáticas, que abordam distintas problematizações relacionadas à temática do Holocausto. As proposições didáticas, voltadas para o ensino de História, foram desenvolvidas a partir de diferentes fontes históricas do acervo do Museu, ou de publicações dele, e outras fontes complementares, além de algumas trazerem textos de apoio e sugestões de bibliografias e audiovisuais. As problematizações propostas envolvem desde relações entre o passado e o presente (podendo-se perspectivar o futuro), a diálogos com o âmbito nacional, regional ou local.
O objetivo é que este Dossiê contribua para o desenvolvimento de uma consciência histórica mais crÃtica e fundamentada sobre a temática do Holocausto; e para a reflexão sobre como as escolhas e valores de cada pessoa ou coletividade – a que ideias, propostas e situações permanecem omissas, ou aderem/apoiam, ou resistem – impactam na História e em tantas outras vidas, ao longo do tempo. Como no passado que é abordado neste Dossiê, é possÃvel observar no presente similaridades, valores e desafios que precisam ser enfrentados e transformados. A expectativa é que este Dossiê contribua para essas mudanças necessárias.
Ele está disponÃvel para download gratuito, e em breve, esperamos conseguir tê-lo impresso, para distribuição gratuita, também.
O livro Ensino de História: contribuições a partir da História Local, surge a partir do curso de extensão intitulado Ensino de História e História Local que aconteceu no segundo semestre de 2021, promovido pelo Projeto de Extensão Ensino de História: diálogos e possibilidades. Nesta direção os capÃtulos que compõem a obra são resultado de investigações que envolveram a temática história local ou regional, alguns resultados de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação, outros resultados de pesquisas em andamento e outros também relatos de experiências desenvolvidas junto a professores/as da Educação Básica. São temáticas distintas, mas que assumem, cada uma à sua maneira, uma preocupação com o ensino da História local ou regional.
Está disponÃvel para aquisição em livrarias, e no site da Editora Appris:
Ensino de História: Contribuições a Partir da História Local