Metodologia: Considerando que na presente proposta o curso se compromete com o aprofundamento de estudos especificamente no que tange à relação entre o papel fundamental do conhecimento (cientÃfico/artÃstico/filosófico) na educação escolar dos adolescentes, segundo as orientações tanto da Pedagogia Histórico – CrÃtica, quanto da Psicologia Histórico – Cultural, ela foi estruturada em três blocos, que guardam relação entre si pelo suporte teórico/prático que devem oferecer à produção das monografias pelos alunos que o frequentarem.
O primeiro desses blocos está destinado ao estudo dos fundamentos teórico/metodológicos sobre as relações entre os conhecimentos escolares (cientÃficos, artÃsticos e filosóficos) e a educação de adolescentes segundo a Pedagogia Histórico -CrÃtica e a Psicologia Histórico – Cultural. Dessa forma, o estudo e o debate dos textos serão sempre sucedidos de aulas expositivas sistematizadoras, de forma a auxiliar os alunos a organizarem a estruturação teórica de seus futuros projetos de pesquisa.
O segundo bloco, agrega dois seminários de pesquisa, um a ser realizado logo após a conclusão do Bloco 1, e que terá como propósito orientar os alunos na elaboração de seus projetos de pesquisa. Projetos esses, que serão enriquecidos pelo contato dos alunos com o conteúdo a ser trabalhado no Bloco 3, destinado ao estudo, debate e sistematização dos conteúdos relacionados às dimensões da organização do trabalho pedagógico de forma a auxiliar os alunos a aprimorarem suas propostas de projetos de pesquisa.
A versão definitiva dos projetos de pesquisa deve ser objetivada, pelos alunos, na segunda parte do Seminário de pesquisa que se realizará ao final do Bloco 3, permitindo que eles utilizem o prazo de seis meses, após a conclusão das disciplinas, para realizarem seus trabalhos monográficos, contando com a orientação individual.
O perÃodo destinado à s bancas, configura o momento de culminância do processo formativo desejado
Sistema de avaliação: Para ser aprovado será necessário que o aluno atinja 75% de frequência nas disciplinas e seminários; média 7,0 aferida por, pelo menos, duas atividades avaliativas nas disciplinas e seminários e ter a monografia concluÃda e aprovada no prazo estabelecido. Àqueles que tendo sido aprovados em todas as disciplinas e seminários e que não produzirem suas monografias ou que não as tiverem aprovadas será concedido Certificado de Aperfeiçoamento.