Capítulos de livro
Ettiène Cordeiro Guérios
1. PISKE, F. H. R.; GUÉRIOS, E. Complexity in Identifying Gifted Students as Observed by Edgar Morin. In: Fernanda Piske; Tania Stoltz, Alberto Rocha;Cristina Costa-Logo; Miguelina Nunez. (Org.). Identification and Enrichment Programs for Gifted Students. 1ed.Berlin: LIT Verlag, 2021, v. 1, p. 55-68.
2. PISKE, F. H. R. ; STOLTZ, T.; GUÉRIOS, E.; COSTA-LOBO, C. Affectivity of Exceptionally Capable Learners: From Identification to Psychopedagogical Intervention. In: Fernanda Piske; Tania Stoltz, Alberto Rocha;Cristina Costa-Logo; Miguelina Nunez. (Org.). Identification and Enrichment Programs for Gifted Students. 1ed.Berlin: LIT Verlag, 2021, v. 1, p. 229-248.
3. Fontana, Deise Leandra; GUÉRIOS, ETTIÈNE CORDEIRO ; Almeida, Talita Costa de Oliveira . CONTEÚDO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:. In: Ricardo Pereira Sepini, Sonia Aparecida Cabral. (Org.). Ciência, Tecnologia e Sociedade na Formação de Professores:. 1ed.Guarujá: Editora Científica Digital, 2021, v. , p. 140-148.
4. PISKE, F. H. R. ; GUÉRIOS, E. ; COSTA-LOBO, C. ; DE CAMARGO, DENISE . Contribuições de Henri Wallon para uma prática docente que atende dificuldades sociais e emocionais de superdotados.. In: Fernanda Piske, Tania Stolz, Ettiène Guérios, Denise de Camargo, Alberto Rocha, Cristina Costa-Lobo. (Org.). Superdotados e Talentosos – Educação, Emoção, Criatividade e Potencialidades. 1ed.CURITIBA: Juruá, 2020, v. 1, p. 221-234.
5. PISKE, F. H. R. ; STOLTZ, T. ; GUÉRIOS, E. ; COSTA-LOBO, C. . PROMOTING CREATIVITY WITH GIFTED STUDENTS: FROM PIERRE BOURDIEU?S CONTRIBUTIONS TO PEDAGOGICAL PRACTICES,. In: Fernanda Piske; Tania Stoltz;Alberto Rocha; Cristina Lobo-Lobvo. (Org.). Socio-emotional Development And creativity Of gifted students. 1ed.Coimbra: Coimbra University Press, 2020, v. 1, p. 275-298.
6. FONTANA, D. L. ; GUÉRIOS, E. . A ciência é racional? Tentativa de resposta em Paul Feyerabend e Edgar Morin. In: José Elyton Batista dos Santos. (Org.). Investigação, construção e difusão do conhecimento em matemática. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2020, v. , p. 1-10.
7. GUÉRIOS, E.. Princípios didáticos para uma prática matemática transdisciplinar. In: Yuri Morales-López y Ángel Ruíz. (Org.). Educación Matemática en las Américas 2019. 1ed.República Dominicana: Comité Interamericano de Educación Matemática, 2020, v. 1, p. 223-230.
8. GUÉRIOS, E.. COTIDIANO, REALIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: Ana Maria Roland Kaleff; Pedro Carlos Pereira. (Org.). Educação matemática: diferentes olhares e Prática.. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 45-62.
____
Lorene Ferreira
1. GUÉRIOS, E.C.; GÓES, H. C.; BATISTELLA, M. P.; FERREIRA, L. A arte de se reiventar em tempos de pandemia. In: ALVES, Maria Dolores Fortes; PETRAGLIA, Izabel Cristina; GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro (Org.). Prosa, poesia, saberes e sabedoria em tempos de pandemia. Maceió, AL: EDUFAL, 2021. p. 26-34. ISBN 978-65-5624-046-6. https://docs.google.com/document/d/1Cug8-0I4TDvuV-5y-We0G9xneAO1jixalQTbXXZiZDg/edit