Integrantes

Líder do Grupo Tessitura – Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guérios

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (profissional). Líder do Tessitura: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática. Membro dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; Pedagogia, Complexidade e Educação. Atua em pesquisas nas áreas de formação de professores, estudos da complexidade na perspectiva do pensamento complexo, educação matemática e prática pedagógica. E-mail: ettiene@ufpr.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5451-9957.

Adriano Aparecido da Silva – Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), especialista em Neuropsicopedagogia e especialista em Educação e Sociedade. Professor da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR). Integrante do Grupo Tessitura: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática. Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM).
E-mail: adriano.silva@ufpr.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3045-2545

Deise Leandra Fontana – Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Curitiba. Membro dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; Pedagogia, Complexidade e Educação. Atua em pesquisas com foco em educação matemática e formação de professores que ensinam Matemática. E-mail: deise.fontana@ifpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3009-3047.

Flávia Manuella de Almeida Ksiaszczyk – Mestranda em Educação, linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Campo Largo. Membro dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Tecnologias em Educação Matemática; Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática; Educação Especial e Inclusiva. Atua em pesquisas nas áreas de formação de professores, educação matemática e prática pedagógica na perspectiva do pensamento complexo. E-mail: flavia.almeida@ifpr.edu.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4748-8114.

Heliza Colaço Góes – Doutora em Educação e mestra em Educação em Ciências e em Matemática, ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Curitiba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Expressão Gráfica e/no Processo de Ensino-Aprendizagem. Vice-líder do Tessitura: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática. Atua em pesquisas nas áreas de formação de professores, estudos da complexidade na perspectiva do pensamento complexo, educação matemática e expressão gráfica. E-mail: heliza.goes@ifpr.edu.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6810-6328.

Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da Silva – Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Educação: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Membro do grupo Tessitura: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática desde 2018. E-mail: larissa_barbosa10@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6911-4661

Lorene Ferreira – Mestra em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Quadro Próprio do Magistério do estado do Paraná. Membro do Tessitura: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática. Atua em pesquisas com foco em educação especial, complexidade e educação matemática. E-mail: loreferreira29@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9152-6339.

Loretta Derbli Durães da Luz Rosolem – Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná; Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina; Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelas Faculdades Cristo Rei de Cornélio Procópio, Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina, Leitura e Produção de Textos pela FAE; Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. Professora de Educação Especial do Instituto Federal do Paraná. Vice-líder do Grupo de estudos e pesquisa em Educação Especial e Inclusiva (GEPEEIN/IFPR), membra dos grupos de pesquisa: Gepetel/ UFPR; Tessitura/UFPR; GPEED/IFBaiano.
lorettaluz@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0002-4014-6130

Marcia Ferreira Brandão: Mestranda em Educação pelo PPGE:TPen UFPR, Especialista em Educação Transformadora pela Faculdade Vicentina, Licenciada em Pedagogia pela UFPR. Integrante do Grupo de Pesquisa Tessitura – UFPR e Grupo de Pesquisa GPEACM . Docente da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. E-mail: marcia.fbrandao@ufpr.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1614-0716.

Michelle Padilha Batistella – Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Assessora Pedagógica de Língua Portuguesa na Editora Aprende Brasil. Membro do Tessitura: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática. Atua em pesquisas com foco em formação de professores e estudos da complexidade na perspectiva do pensamento complexo. E-mail: mbatistella.padilha9@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7359-8742.

Paulo Robson Duarte Barbosa – Doutorando em Educação e Mestre em Educação: Teoria e Prática de Ensino, ambos na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Educação Física pela Estácio-CE. Professor da Prefeitura Municipal de Curitiba. Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7885-6106.

Regina Keiko Sato – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (PPGE/UFPR), especialista em Administração, com Área de Concentração em Atividades Escolares – Matemática (FAE – Centro Universitário) e especialista em Magistério Superior (TUIUTI). Licenciada em Matemática (PUC/PR). Professora da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR). Integrante do Grupo Tessitura: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática. Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM). E-mail: reginakeikosato@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8140-1567

Sandra Sausen – Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da educação básica no estado do Paraná. Membro do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Membro do Tessitura: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática. Atua em pesquisas com foco em educação matemática, formação de professores formadores e que ensinam Matemática, tecnologias digitais da informação e comunicação e ambientes virtuais. E-mail: sansausen@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0108-2805.

Sônia Regina Muchinski- Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR). Especialista em Docência Universitária (FAE/PR). Curso de Psicologia (UniDomBosco/PR). Bacharelada em Estatística (UFPR). Professora de Cursos de graduação (FAE/PR – 2009 a 2015). Professora de Cursos de graduação (UFPR – 2006 a 2008). Professora de Cursos de graduação (UniBrasil – 2002 a 2005). Professora de Cursos de graduação (UFPR – 2002 a 2004). Membro do GEPETeL: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens certificado pelo CNPq. Membro do TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores, Complexidade e Educação Matemática certificado pelo CNPq.  E-mail:soniarmck@yahoo.com.br. ORCUD: https://orcid.org/0000-0002-2330-6868.