Impactos da implementação do Novo Ensino Médio na Educação do Campo no Estado do Paraná

As edições de Abril e Maio do Jornal O Sísifio, condensadas no nº 4 do volume 5, debatem os impactos do Novo Ensino Médio na Educação do Campo. Os textos completos podem ser consultados no link logo abaixo. Desejamos uma… Continue Reading →

O chamado Novo Ensino Médio (NEM)

A edição do jornal O Sísifo de março/2022 recoloca a discussão do problema da implementação, no Paraná, do chamado Novo Ensino Médio (NEM). Para aprofundar a temática contamos com a participação da professora Vanda Bandeira Santana com a matéria Por… Continue Reading →

O contexto da educação filosófica

Nesta edição contamos com os relatos de pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas pelos(as) pesquisadores(as) do NESEF/PPGE-UFPR: Hélio Camilo Rosa, Alessandro Reina, Marcio Pheper e Elisane Fank Os textos completos podem ser consultados no link logo abaixo. Desejamos uma ótima… Continue Reading →

Ética a Nicomaco em Libras – Livro I

Pesquisar exige esforço, dedicação e método

Nesta edição contamos com os relatos de pesquisas de mestrado desenvolvidas pelos pesquisadores(as) do NESEF/PPGE-UFPR: Mayco Aparecido Martins Delavy, Claudinei dos Santos Dias e Alexsander Machado. Os textos completos podem ser consultados no link logo abaixo. Desejamos uma ótima leitura!… Continue Reading →

A produção acadêmica em educação filosófica

As edições do jornal O Sísifo dos meses de dezembro (2021), janeiro e fevereiro (2022) têm como tema central a pesquisa em Educação Filosófica. Para esta edição, contamos com os relatos das pesquisas em andamento dos pesquisadores(as) doutorandos(as) do NESEF/PPGE-UFPR… Continue Reading →

VIII Olimpíada Filosófica do NESEF

A edição d’O Sísifo de novembro apresenta algumas reflexões de estudantes, professores(as) e mediadores(as) que participaram da VIII edição da Olimpíada Filosófica do NESEF.  Na primeira matéria, Henrique Breviglieri e Edson Teixeira mostram a Olímpiada do NESEF como sinal de… Continue Reading →

O potencial da Filosofia ensinada nas escolas para formação cultural, moral e intelectual dos estudantes

A edição d’O Sísifo deste mês homenageia os(as) professores(as) e os estudantes que acreditam no potencial da Filosofia ensinada nas escolas para formação cultural, moral e intelectual das nossas crianças e jovens.  Por isso, republicamos a Declaração de Paris e… Continue Reading →

« Older posts

© 2024 — Powered by WordPress

Theme by Anders NorenUp ↑