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CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA DE NÍVEL FUNDAMENTAL 6º AO 9º ANO – 2019 /2021 – RETIFICADO


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA DE NÍVEL FUNDAMENTAL 6º AO 9º ANO – 2019 /2021

 

 

CALENDÁRIO:

 

INSCRIÇÕES: DE 01/12/2018 A 05/02/2019

 

ATENÇÃO: Inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio do endereço:

https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=1205

                      

Seleção: de 11/02/2019 a 15/02/2018

 

PROVA ESCRITA ELIMINATÓRIA: 11/02/2019 às 19 horas no edifício D. Pedro I, campus da reitoria.

Entrega da documentação no dia 11/02/ 2019, no horário e local de realização da prova.

 

Matrículas: de 25/02/2019 até 28/02/2019

 

OBJETIVOS DO CURSO:

  1. Contribuir, com prioridade, com a formação continuada de pedagogos escolares inseridos em escolas públicas de ensino fundamental de 6º ao 9º ano e não inseridos nela;
  2. Estimular os estudos e a produção de monografias voltadas ao estudo da relação entre a organização do trabalho pedagógico e as formas de enfrentamento das dificuldades presentes no processo ensino/aprendizagem no ensino fundamental 6º ao 9º ano.

 

NÚMERO DE VAGAS: 35

 

A: 25 a serem oferecidas a Pedagogos não inseridos em escolas públicas de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano;

B: 10 vagas prioritárias a serem ofertadas para Pedagogos já inseridos em escolas públicas de Ensino Fundamental de 6º a 9º. ano

 

A: Critérios de Seleção para preenchimento de 25 vagas a serem oferecidas a Pedagogos não inseridos em escolas públicas de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano.

 

  1. Comprovação, pela via da apresentação de cópia do diploma devidamente registrado, de ter cursado o curso superior inicial em Pedagogia;
  2. Declaração de não ter cursado nenhum curso de especialização ou de pós- graduação “stricto sensu” em instituição pública;
  3. Apresentação de texto sobre a Intenção de pesquisa (texto de quatro laudas; espaço 1,5; letra Times New Roman, tamanho 12), voltada para o estudo de uma das dificuldades presentes no processo de ensino/aprendizagem no ensino fundamental 6º ao 9º, contendo: tema de pesquisa; justificativa da escolha do tema; indicações de literatura a ele referente; objetivos; questões norteadoras e as referências bibliográficas.
  4. Aprovação em prova escrita de caráter eliminatório.

 

B: Critérios de Seleção para preenchimento de 10 vagas prioritárias a serem ofertadas para Pedagogos já inseridos em escolas públicas de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano.

 

  1. Comprovação, pela via da apresentação de cópia do diploma devidamente registrado, de ter cursado o curso superior inicial em Pedagogia;
  2. Declaração de não ter cursado nenhum curso de especialização ou de pós-graduação “stricto sensu” em instituição pública;
  3. Comprovação de ter sido aprovado em concurso público para exercer a função de Pedagogo Escolar;
  4. Comprovação de estar trabalhando como pedagogo escolar há, pelo menos, um ano em escola da rede pública de ensino fundamental de 6º ao 9º ano ou atuar há, pelo menos, um ano em departamentos de perfil pedagógico ligado à oferta de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano em secretarias de educação quer de sistema municipal, quer do sistema estadual;
  5. Apresentação de texto sobre a Intenção de pesquisa (texto de quatro laudas; espaço 1,5; letra Times New Roman, tamanho 12), voltada para o estudo de uma das dificuldades presentes no processo de ensino/aprendizagem no ensino fundamental 6º ao 9º, contendo: tema de pesquisa; justificativa da escolha do tema; indicações de literatura a ele referente; objetivos; questões norteadoras e as referências bibliográficas.
  6. Aprovação em prova escrita de caráter eliminatório.

 

 

Leituras recomendadas para a prova escrita de caráter eliminatório:

DAVIS, Claudia Leme Ferreira; TARTUCE, Gisela Lobo Baptista Pereira; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; SILVA, Ana Paula Ferreira da. Os esquecidos anos finais do Ensino Fundamental: Políticas Públicas e percepção de seus atores. Trabalho apresentado na 36ª Reunião Nacional da ANPEd, Goiânia, 2013. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt13_3224_texto.pdf

 

SANTOS, Maurício P. dos; GISI, Maria Lourdes. A (des)articulação do ensino fundamental e a formação dos professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (on-line). Brasília, v. 98, n. 248, p. 47-81, jan./abr. 2017. Disponível em:  http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2526/pdf

 

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