A aluna Nádia Ziroldo, do curso de Letras Licenciatura Espanhol/Português – campus Reitoria e bolsista do programa Idiomas sem Fronteiras-Andifes da UFPR, coordenado pelos professores Fernanda Silva Veloso (Setor de Educação), Cristina Cardoso (Setor Litoral) e Alejandro Lorenzetti (UEPG), foi selecionada no edital de abrangência nacional para Assistentes brasileiros de conversação na Espanha.
O Brasil foi incorporado ao Programa de assistentes de conversação de estrangeiros do Ministério da Educação e da Formação Profissional da Espanha em 2020. Esse programa visa melhorar a qualidade do ensino de lÃnguas no sistema educacional espanhol. No edital 2023, foram disponibilizadas 5 vagas para assistentes de conversação brasileiros, que serão incorporados a centros educativos espanhóis a partir de outubro de 2023.
Os assistentes de conversação brasileiros desenvolvem suas atividades como professores e grupos de português de Escolas Oficiais de Idiomas (EOI) e Institutos de Educação Secundária (IES) espanhóis. A carga horária de dedicação ao Programa é de 12 a 16 horas semanais, por um perÃodo de oito meses, de 1º de outubro de 2023 até 31 de maio de 2024.
Segundo o Edital, a ajuda de custo mensal para os selecionados é de, no mÃnimo, 700 euros mensais, valor que pode aumentar em função do número de horas de trabalho e da Comunidade Autônoma de destino dos assistentes de conversação. O assistente brasileiro terá direito ainda a seguro médico (cobertura sanitária) no perÃodo de vigência do programa.
O assistente de conversação é um recém-formado ou um estudante universitário dos últimos anos de curso que, de forma coordenada com o professor titular, contribui para reforçar as destrezas orais e a competência cultural dos alunos. Ele desempenha a função de «embaixador cultural» do seu paÃs de origem, razão pela qual esta posição implica certas responsabilidades em relação ao centro no qual a colaboração será prestada.
Para quem estiver interessado, o programa Idiomas sem Fronteiras-Andifes da UFPR, realiza regularmente a seleção dos seus professores (bolsistas) entre alunos da Licenciatura em Letras dos diversos idiomas, por meio de editais do NuCli – IsF.
O candidato deve estar regularmente matriculado no curso de Letras da UFPR, na respectiva lÃngua estrangeira, ou na Pós-graduação em Educação ou Letras da UFPR (com a condição de ser licenciado em Letras), apresentar proficiência na lÃngua (nÃvel B1 do Quadro Comum Europeu ou equivalente) ou agendar entrevista. Deve ter disponibilidade para cumprimento das atividades do programa e concordar com as atribuições de bolsista.
Os requisitos de participação do Programa de Assistentes brasileiros de conversação na Espanha são: