Bolha gigante é atração em evento sobre educação e
seus diálogos com a cultura, arte, tecnologia e saberes diversos
Uma bolha com mais de dois metros de altura, onde é possível entrar e viver uma nova experiência, estará no pátio da reitoria da UFPR, no próximo dia 9 de junho. A Aparição da Baiúca, bolha penetrável do artista plástico Fernando Rosenbaum, permite ao público visitar um lugar novo e questionar a possível fusão das idéias entre Arte e Design através de um abrigo, ou de uma arquitetura "manual". A proposta é bastante simbólica em relação à temática da XXIII Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão da universidade, que propõe a discussão da Educação, a partir de suas interfaces com a arte, cultura, tecnologia e saberes diversos.
“Educação: diálogos (im)possíveis?” é o nome da Semana, que prevê outras atrações inusitadas. A programação foi pensada buscando pluralidade de perspectivas e conexões incomuns nas discussões educacionais. O evento visa gerar intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, abordando desafios contemporâneos para a Educação, através dessas interlocuções. De acordo com uma das organizadoras da Semana, professora Kátia Maria Kasper, a ideia é criar um meio propício a reflexões e proporcionar desdobramentos na pesquisa e na docência.
Uma das mesas de discussão abordará os coletivos curitibanos, relacionando o tema da educação com políticas, éticas, estéticas. Além da participação do próprio Fernando Rosenbaum, que também participa do Grupo Interlux e falará sobre a Bicicletada de Curitiba, o artista plástico Newton Goto, integrante do movimento Epa! Falará sobre a autogestão de circuitos artísticos nas artes visuais. Já Hélio Leites, conhecido por suas miniaturas coloridas sempre acompanhadas por histórias bem humoradas, abordará o tema “Consertar o mundo construindo pontes para a alteridade”.Outras mesas discutem problemáticas envolvendo a tecnologia e demais aspectos da vida contemporânea com os quais convivem a escola e a educação. Entre eles, saberes indígenas, quilombolas e relativos à diversidade sexual. O evento também oferece reflexões sobre o passado, como na mostra Arquitetura da Escola Primária de Curitiba (1903-1928), onde estarão desenhos, azulejos e maquetes dos antigos Grupos Escolares de Curitiba.
A XXIII Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão e VI Semana de Pedagogia será realizada no período de 8 a 11 de junho de 2011, no campus da Reitoria da UFPR.
Abaixo, mais imagens: