O debate acerca da importância das fontes, na Ôrea da História da Educação, e os esforços para o desenvolvimento de projetos para levantamento e catalogação das mesmas, seja como acervos documentais, arquivos escolares, fotografias, bibliografias, entre outros, têm sido um movimento importante, em especial a partir dos anos de 1990, no Brasil.
Esta discussĆ£o vem ganhando forƧa e espaƧo na Ć”rea, juntamente com os novos objetos, fontes, problemas e desafios que a História apresenta, e com sua influĆŖncia na produção de dissertaƧƵes e teses nos programas de Pós-Graduação que contemplam Linhas ou Ćreas de Pesquisa voltadas para a História e Historiografia da Educação, o que tambĆ©m pode ser observado por meio dos trabalhos apresentados nas ReuniƵes Anuais da Anped e da Anpuh, alĆ©m da Sociedade Brasileira de História da Educação.
As publicações a respeito do tema se multiplicam, evidenciando a preocupação com a temÔtica, que se justifica por diversos motivos, dentre os quais pode-se destacar a decepção e a dificuldade que o historiador da educação enfrenta, quando se propõe a investigar um problema cuja fonte principal é um documento que deveria ou estÔ guardado em um arquivo escolar, sob condições precÔrias, ou estÔ perdida.
Devido a razƵes administrativas, limitaƧƵes quanto a infra-estrutura fĆsica e de recursos humanos, entre outros, diversos tipos de documentos cuja guarda nĆ£o tem amparo legal nas escolas, tĆŖm sido sistematicamente destruĆdos. E outros, que deveriam ser guardados, por serem considerados āarquivo mortoā, sĆ£o maltratados e relegados a condiƧƵes insalubres de conservação, quando nĆ£o estĆ£o dispersos, perdidos, ou nĆ£o foram tambĆ©m descartados. Essa situação Ć© a regra nas escolas pĆŗblicas do paĆs, com raras exceƧƵes de iniciativas de organização e conservação dos arquivos.
No Ć¢mbito das Universidades, as iniciativas em relação Ć s fontes documentais tĆŖm se voltado mais comumente para a criação de Centro de Documentação e Memória, que em geral tĆŖm proposta que envolve a āreuniĆ£o, a preservação e a organização de arquivos e coleƧƵes […] e de conjuntos documentais diversos […] reunidos sob o critĆ©rio do valor histórico e informativo, em torno de temas ou de perĆodos sob o critĆ©rio do valor histórico e informativo, em torno de temas ou de perĆodos da história. Trabalha-se, portanto, com informação especializadaā (Camargo, 1999, p.50).
Não necessariamente tais Centros mantêm sob sua guarda os documentos, arquivos e coleções com que trabalham, mas podem priorizar sua catalogação e a organização de bancos de dados.
Na Ôrea da História da Educação, em julho de 2005 foi realizado o I Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O evento reuniu pesquisadores de vÔrios Estados, interessados em debater e trocar informações e experiências a respeitos de atividades desenvolvidas com Centros de Documentação e Memória, levantamento, preservação, catalogação de arquivos escolares, Museus voltados para a temÔtica educacional, Centros de Memória entre outros, permitindo observar-se muitas iniciativas e a preocupação que têm envolvido a discussão sobre as fontes para a Ôrea.
Compartilhando desse debate e das inquietaƧƵes que ele envolve, a Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do ParanĆ”, em reuniĆ£o de 18 de maio de 2005, aprovou a criação do Centro de Documentação e Pesquisa em História da Educação ā CDPHE, que foi posteriormente, aprovado pelo Setor de Educação em 30/06/2005 e pelo PPGE em 01/07/2005.
Considerando o princĆpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensĆ£o, inerente Ć ideia de Universidade, o CDPHE permite que o tema geral História da Educação seja desenvolvido por meio de outras atividades, alĆ©m da pesquisa, vinculadas Ć graduação, Ć extensĆ£o, ao envolvimento com a comunidade e ao estabelecimento de parcerias diversas, acadĆŖmicas ou financeiras, para sua promoção.