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INICIAÇÃO À DOCENCIA


Abertura do 1º Fórum de Áreas do Pibid lota auditório do Câmpus Curitiba

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Abertura do 1º Fórum de Áreas do Pibid. Foto: Saturnino Machado

O Câmpus Curitiba da UTFPR sediou, no último sábado (1º), o 1º Fórum de Áreas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O evento foi promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Universidade Tecnológica e foi fruto da parceria das universidades com as secretarias de educação do Estado do Paraná e do município de Curitiba.

Com público de mais de 400 pessoas, o auditório onde aconteceu a mesa de abertura do fórum ficou lotado. Entre as autoridades presentes estavam o vice-reitor da UTFPR, Paulo Osmar Dias Barbosa, o diretor-geral do Câmpus Curitiba, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, titulares de duas secretarias de educação e a diretora de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmen Moreira de Castro Neves.

Atualmente, entre estudantes de licenciaturas e professores das instituições universitárias e das redes públicas de educação básica, há 350 bolsistas do Pibid na UFPR e 180 na UTFPR, atuando em 49 escolas públicas localizadas em diversos municípios do Paraná, sobretudo na região metropolitana de Curitiba. Na UTFPR, há projetos sendo desenvolvidos nos câmpus Curitiba, Pato Branco, Cornélio Procópio e Apucarana.

O Fórum de Áreas foi pensado com o objetivo de propiciar às equipes técnicas das secretárias de educação a oportunidade de tornarem-se interlocutoras orgânicas do programa. Para o sucesso do Pibid é fundamental que as equipes se insiram, ao lado dos professores das escolas públicas participantes, como protagonistas das ações formativas nele desenvolvidas.

Pibid

O Pibid é uma iniciativa da Capes, que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

Saiba mais sobre o Pibid, que é coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da Capes.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Capes

Atualizado em 03/10/2011

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