Alunos de Pedagogia participam de aula de campo

Participaram de duas atividades de campo, no dia 11 e nos dias 18 e 19 de novembro de 2023, 127 estudantes do curso de Pedagogia, matriculadas(os) nas disciplinas de Educação Ambiental e Trabalho Pedagógico em Espaços de Educação não Formal, sob a coordenação das(os) docentes Everton Ribeiro, Manuela Dreyer da Silva, Maria Fernanda Lopes de Freitas, Tamires Tolomeotti Pereira e Yanina Micaela Sammarco, do Setor de Educação da UFPR. Colaboraram ainda com a parceria Alan Ripoll, Anderson Rodrigo Pereira, Gabriel Sorrentino, Luíz Paulo Gnatta, Nicoly Cristine Dambroski do Rosário e Sara Jonas.

As atividades integradas entre as duas disciplinas constituíram importante instância de diálogo e processo formativo, contribuindo para o desenvolvimento da cooperação no campo de ambas as áreas. A proposta consistiu em vivenciar experiências de reflexão, sensibilização e construção que fortalecessem práticas e discussões em sala de aula.

No âmbito da disciplina de Educação Ambiental, esse trabalho colaborou nos seguintes aspectos: (a) pensamento complexo e visão crítica da Educação Ambiental; (b) caminhos metodológicos da Educação Ambiental; e (c) olhar transdisciplinar para a Educação Ambiental, atores sociais e espaços educadores. No que tange à disciplina de Trabalho Pedagógico em Espaços de Educação não Formal, as atividades propiciaram: (i) o reconhecimento de processos pedagógicos e suas especificidades em espaços não formais; (ii) a análise das dimensões educativas e os processos formativos desenvolvidos em campo; e (iii) um ensaio atento, crítico e sensível acerca do que fosse experienciado.

No dia 11, 50 estudantes realizaram uma visita guiada à Estação Agroflorestal do Marumby, onde conheceram uma agrofloresta e exemplos de bioarquitetura, plantas medicinais e um pouco da história local.

Entre os dias 18 e 19, 77 alunas(os) visitaram a Comunidade Agroflorestal José Lutzenberger e a Estação Agroflorestal do Marumby, participando de uma roda de conversa sobre a contextualização dos territórios, visitas às agroflorestas e à uma feira da comunidade.

As duas atividades corresponderam a um momento ímpar de crescimento e formação para além da sala de aula, possibilitando a consolidação de novas perspectivas pedagógicas, essenciais ao papel das(os) futuras(os) educadoras(es) atendidas(os) pela iniciativa.