CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, do Setor de Educação, divulga abertura de concurso na área de conhecimento Psicologia da Educação. O concurso visa o preenchimento de uma vaga, com a possibilidade de até cinco candidatos habilitados.
Classe: A
Denominação: Adjunto A
NÃvel: 1
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva
Titulação MÃnima Exigida: Graduação em Pedagogia ou Psicologia e Doutorado em Educação ou Psicologia, obtidos na forma da lei
Tipos de Provas: Escrita (classificatória e eliminatória), Didática (classificatória e eliminatória), Análise de CurrÃculo (classificatória) e Defesa do CurrÃculo e de Projeto de Pesquisa (classificatória). Para a prova de Defesa do CurrÃculo e de Projeto de Pesquisa, os candidatos deverão apresentar proposta de projeto de pesquisa na área de conhecimento do concurso, conforme item 8.5 do presente edital.
PerÃodo provável para realização das provas: Segunda quinzena de fevereiro de 2019, devendo o respectivo setor divulgar em edital, as datas, locais e horários de realização das provas.
Taxa de Inscrição: R$ 240,00
PerÃodo das Inscrições: de 07/01/2019 a 05/02/2019
PROGRAMA DO CONCURSO
1. A Psicologia da educação na formação do educador.
2. Psicologia da educação: histórico, epistemologia e tendências.
3. Contribuições da Psicologia da Educação para a realidade escolar brasileira.
4. As concepções psicológicas contemporâneas de aprendizagem e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.
5. Influências biopsicossociais no desenvolvimento ao longo do ciclo vital: implicações educacionais.
6. Desenvolvimento socioemocional: implicações educacionais.
7. Articulação entre cognição e afetividade: implicações educacionais.
8. O processo de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais.
___________________________________________________________________________________
Atualizado em 12/02/2019:
Atualizado em 15/02/2019:
Atualizado em 19/02/2019:
Atualizado em 20/02/2019:
Atualização permanente: