Um documentário recém-lançado evidencia a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O projeto “Caminhos das Ferrovias, Natureza e Culturaâ€Â foi analisado na dissertação de Gabriela Loureiro Martins Ricetto, sob orientação da Profa. Dra. MarÃlia Andrade Torales Campos, e articula de forma inovadora a Educação Ambiental e a Educação Patrimonial, tanto no aprofundamento teórico quanto nas escolhas metodológicas.
A proposta contou com apoio do IPHAN/PR e foi desenvolvida na Escola Luiza Ross, no bairro Boqueirão, em Curitiba (PR). Os resultados demonstram que a valorização da história e da cultura locais fortalece a consciência crÃtica e contribui para a formação de uma cidadania ativa, capaz de construir alternativas de transformação social.
O documentário “Educação: território para a cidadaniaâ€Â é uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Sivis e da Sagre, com produção da Tear Filmes, e patrocÃnio via Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais. A obra apresenta histórias reais de educadores que reinventam o ato de ensinar em escolas públicas brasileiras.
Entre os destaques estão Ana Paula Teixeira, professora de Geografia em Niterói (RJ), que aproximou os estudantes do patrimônio cultural de sua cidade; Luiz Weymilawa SuruÃ, professor indÃgena do povo Paiter SuruÃ, em Cacoal (RO), que utilizou tecnologias digitais para registrar a memória ancestral de sua comunidade; e Gabriela Ricetto, de Curitiba (PR), cuja experiência integra cultura, território, Educação Ambiental e Educação Patrimonial na formação de jovens de uma escola pública.
Esse reconhecimento à pesquisa desenvolvida no Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio da UFPR (CEAPP – UFPR/IPHAN) valoriza o trabalho construÃdo a partir do convênio firmado entre a UFPR e o IPHAN, em 2019. A articulação entre Educação Ambiental e Educação Patrimonial reafirma-se como um campo potente para a produção de novos conhecimentos e para o enfrentamento da crise socioambiental que desafia a sociedade contemporânea. 🌱📚
“Clique Aqui” para assistir ao documentário.

Grupo de professores que coordenou o projeto na escola junto com a Profa. Gabriela Ricetto, na época, mestranda do PPGE: TPEn.