Evento comemora os 45 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação

Neste ano de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), completa 45 anos. A data foi marcada por um grande evento, realizado no dia 22 de setembro de 2020 e transmitido pelo canal do Programa no youtube.

A mesa de abertura contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Paraná, da Vice-reitora, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, do Diretor do Setor de Educação, da Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, da Coordenadora do Programa e da Representante discente junto ao PPGE.

No momento, foi ressaltado o crescimento quantitativo e qualitativo do PPGE/UFPR, que atualmente comporta 87 Docentes e 474 estudantes, o que lhe confere o status de um dos maiores programas de pós-graduação do país, cujo impacto extrapola o estado do Paraná e o cenário nacional, qualificando-o como um Programa de nível internacional.

Após a mesa de abertura, o evento contou com a Conferência do Prof. Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dr. Carlos Roberto Jamil Cury, que brindou os convidados com uma ampla e minuciosa análise do papel do PPGE/UFPR no cenário da pós-graduação brasileira. Algumas de suas generosas palavras encontram-se transcritas abaixo:

“45 anos, bodas de rubi.

O rubi é uma gema preciosa, de um vermelho peculiar, dotada de uma resistência que assinala uma consolidação robusta e potente. O Vermelho, próprio do rubi, é também lembrado como a cor da paixão e do amor. Resistência, paixão e amor!!!

O vermelho é também símbolo do fogo, o qual desprende calor e luz. O fogo de Heráclito, símbolo do fluir da realidade, dotado de um movimento incessante e contraditório, que se transforma sempre em avanços sob a combustão de algo, sem perder, contudo, a estabilidade. Por isso, crê-se que o vermelho do rubi fortalece a conjugação de um protagonismo dinâmico e a recusa do caráter estático das energias mal sâs.

Meus caros aniversariantes, que a combustão do fogo vermelho da sua origem ascenda o novo protagonismo desse programa nesse 45 anos, e que a sabedoria tranquila dessa maturidade tenha nele uma porta aberta para a renovação da Pós-Graduação em Educação no Brasil. E que possamos, nos próximos 5 anos, transformar o rubi em ouro.”

(Carlos Roberto Jamil Cury, 22/09/2020)

O evento completo pode ser acessado no endereço (https://www.youtube.com/c/PPGEUFPROficial)