Lançamento do livro DESIGUALDADE EM FOCO: CURITIBA

O evento de lançamento do livro DESIGUALDADE EM FOCO: CURITIBA acontecerá no dia 06/05, às 19:00, no Anfiteatro 100 – Ed. D. Pedro I – Reitoria – UFPR.

Esta é uma publicação polêmica, que corre o risco de desagradar a quem não estiver disposto ao tensionamento e ao desconforto crítico, a quem não estiver aberto a desnaturalizar certas formas de pensamento e empreender um complexo giro reflexivo, tomando em conta lugares e perspectivas diversas de entendimento.
Reunindo produções científicas variadas, bem como narrativas de ex-gestores municipais e de agentes populares, discute-se aqui os sensos e dissensos das múltiplas formas da desigualdade em Curitiba-PR, inscritos e analisados a partir do repertório discursivo da “cidade modelo”. Nessa senda, expõe-se as semânticas que fundamentam esse ideário e explora-se arranjos de apartheid territorial e de ocultações simbólicas pelos quais ele se mostra insuficiente para dar conta da realidade de vida daqueles que não experienciam o núcleo dos acessos e das pertenças curitibanas – os nossos cidadãos nãos cidadãos.

Em que pese o imperativo de reconhecermos elementos valorativos no modal urbano, o tempo histórico em que vivemos reclama uma revisão do conceito de desenvolvimento e uma atualização do escopo de seus significados e prioridades. Para sermos cidade modelo impõe-se firmar um repto contra o macro arranjo das desigualdades ativas entre nós, de modo a colimar o pertencimento e bem-estar coletivo em sentido ampliado.