O Conselho Setorial do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, ciente do movimento paredista deflagrado no último dia 11 de março pelos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) através da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil – FASUBRA, vem por meio dessa nota manifestar seu apoio e solidariedade à greve dos TAE nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
Entendemos como justa e legÃtima a luta dos servidores e servidoras técnico-administrativos por valorização da sua carreira (PCCTAE) dentro do Serviço Público Federal e pelo reconhecimento de seus saberes e competências, tão essenciais para o bom desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão nas universidades brasileiras.
Salientamos que o direito de greve, consignado na Constituição Federal do Brasil, deve ser respeitado dentro de todos os seus limites legais e, desde já, solicitamos que a comunidade acadêmica permaneça vigilante sobre possÃveis tentativas de constranger ou restringir tal direito. Repudiamos quaisquer formas de assédio sobre os servidores técnico-administrativos e ressaltamos que o legÃtimo espaço para dirimir a execução de demandas urgentes é o Comissão de Ética do Comando Geral de Greve da UFPR.
Por fim, conclamamos docentes e estudantes a se solidarizarem com o movimento grevista, aumentando a pressão sobre Reitorias, Ministérios e Governo Federal em busca do efetivo diálogo, com vistas a ampliar as conquistas históricas dos servidores TAE.
Curitiba, 14 de março de 2024
Conselho Setorial do Setor de Educação da UFPR