Nota à comunidade setorial sobre os recentes casos de violência na Reitoria e proximidades

À Comunidade Setorial

Diante dos recentes casos de violência, fruto de intolerância política, racial e de gênero, nas proximidades e mesmo no interior do campus Reitoria, a Direção do Setor de Educação reitera sua posição de repúdio a todos estes atos. Informamos que, em conjunto com a Coordenação da Pedagogia, com a Direção do Setor de Humanas e com a Administração Central, tomamos as seguintes medidas para garantir nossa segurança coletiva e individual:

1)    Em relação ao contexto político eleitoral, o Conselho Universitário, com voto do Setor de Educação e do Setor de Humanas, aprovou manifesto em Defesa da Democracia, da Autonomia Universitária e contra qualquer forma de violência física ou simbólica como arma de intimidação política (http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/conselho-universitario-aprova-mocao-em-defesa-da-liberdade-da-democracia-e-da-universidade-publica/).

2)    Quanto à segurança de nossas alunas, alunos, técnicas, técnicos, professoras e professores, em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração, aumentamos as medidas de segurança no interior dos nossos dois campi e imediações.

3)    Em relação aos casos de violência já ocorridos, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis estruturou equipe que acolheu e tem prestado socorro às vítimas. Da mesma maneira, o Ministério Público foi acionado para pronta investigação.

Solicitamos que todas e todos que fazem parte de nossa Comunidade Setorial tenham em seus celulares o número 99176-1341. Este é o número da Pró-Reitoria de Administração para atendimento de emergências. Por fim, informamos que estamos alerta, que repudiamos qualquer ato violento e que persistimos na luta pela democracia, pela tolerância e pelo direito a toda forma de diversidade.

Direção do Setor de Educação