Menu

Nota de Pesar – Paulo Vinicius Baptista da Silva


O Setor de Educação está de luto pelo falecimento do professor Paulo Vinícius

O Setor de Educação da UFPR está de luto. Faleceu, de ataque cardíaco, na cidade de Belo Horizonte, o professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, neste dia 30 de outubro de 2024. Paulo era docente no Setor de Educação, desde 1995, e estava perto de completar trinta anos de dedicação a nossa Universidade.


Formado em psicologia, Paulo teve vida ativa no Setor de Educação, tendo sido chefe do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação – DTFE, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB, bolsista produtividade 2 do CNPq, diretor nacional da Associação Nacional de Pesquisa em Educação – ANPED, entre várias outras atividades em defesa de uma educação mais inclusiva e com respeito à diversidade.


Com circulação nacional e internacional, Paulo era uma das maiores pesquisadores da UFPR em políticas afirmativas e de inclusão, sendo um dos grandes responsáveis pela implementação das políticas de cotas na graduação e pós-graduação da nossa instituição. Atualmente, atuava como o primeiro Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, unidade ligada a Reitoria da UFPR.
Se a UFPR é, hoje, mais negra e indígena, que há trinta anos, o Setor de Educação reconhece o quanto devemos a atuação incansável do Paulo Vinícius.


Homenagens e velório ocorrerão nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, entre 12h00 e 15h30, no Hall do Auditório Eny Caldeira, no Campus Rebouças. Acesso pela rua Rockefeller, 57. O sepultamento será às 16h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Pinhais.


Paulo Vinícius, a Diversidade do Setor de Educação lhe saúda e lhe presta todas as homenagens.

Universidade Federal do Paraná


Rua Rockefeller, 57 - Bairro Rebouças
80.230-130 | Curitiba |
(41) 3360-5310
Universidade Federal do Paraná


Rua Rockefeller, 57 - Bairro Rebouças
80.230-130 | Curitiba |
(41) 3360-5310

Setor de Educação nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais