No dia 16 de outubro os estudantes da Escola Municipal Raul Gelbeck estiveram na UFPR participando da mesa da crianças na XXV SEPE.
Eles apresentaram o trabalho com a rádio escola “Raul News†desenvolvido pela Professora Tatiane Silva, aluna do PPGE-TPen. O projeto tem o objetivo de promover práticas de educomunicação e multiletramento na escola, além de fortalecer o trabalho colaborativo, liderança e cidadania com os estudantes.
A professora Tatiane destacou que o trabalho inicialmente tinha o objetivo de fortalecer as práticas de leitura e escrita necessários à alfabetização que ocorre nos anos iniciais, mas que o projeto evoluiu significativamente empoderando os pequenos cidadãos que veem na rádio-escola uma janela de comunicação com o mundo que começa na sua escola.
“Eu sou apaixonada pelo rádio, pela agilidade mental que o veÃculo exige, pela proximidade com o ouvinte, pela linguagem direta e Ãntima que alia o caráter da informação e do entretenimento. Por isso vi nesta mÃdia a caracterÃstica certa para seduzir meus estudantes! E eles são maravilhosos! Não tive dúvida de que se sairiam bem no ambiente externo a escola! Participar da SEPE com eles, na Universidade em que estudo, foi fantástico! Agradeço a professora Renata, ao professor Marcos Alexandre, e toda a sua equipe pelo tratamento que os estudantes receberam foi muito especial!”, destacou a professora Tatiane.
João Gabriel, 10, disse que estar na UFPR e apresentar a rádio-escola foi uma experiência maravilhosa e que espera que outros estudantes também tenham essa oportunidade. Ele recebeu uma carta com palavras de carinho e incentivo do professor Marcos Ferraz, diretor do Setor de Educação da UFPR.
Na volta para a escola os estudantes enviaram cartas para alguns dos responsáveis pela organização da SEPE, e receberam vÃdeos e cartas de resposta que estreitaram os laços de respeito e carinhos entre a escola e a universidade. Que seja apenas o começo desta importante amizade.
A Coordenadora da SEPE, Renata Finatti, explica que “inicialmente, pensamos em uma proposta para dar voz à s crianças, reconhecendo-as como sujeitos, capazes de pensar sobre a temática da SEPE, a educação na era digital. Mas o que aconteceu extrapolou nossas expectativas. Tivemos uma turma como participante da mesa, e outra como ouvintes, fazendo perguntas tanto aos colegas como à comunidade da UFPR; a universidade se abriu para estas crianças, que puderam reconhecê-la como um espaço possÃvel. Além da acolhida aqui, a professora envolveu as crianças no retorno da atividade, dando forma à aquisição da linguagem também pela escrita de cartas, que foram respondidas de diferentes formas. Um dia antes, durante e depois da SEPE, tivemos riquÃssimos processos de aprendizagens e vivências.”
Para o Diretor do Setor de Educação, Professor Marcos Ferraz “só é possÃvel formarmos bons professores, se a Universidade e a Escola Básica se encontrarem. Este encontro é mais rotineiro quando nossos estudantes, da UFPR, vão à s escolas. Principalmente, quando fazem estágios, mas, também, através de programas como o PIBID e diferentes projetos de extensão. O caminho inverso é menos rotineiro. São poucas as ocasiões para estudantes da Educação Básica frequentarem os espaços da Universidade. A SEPE 2024 teve a feliz ideia de proporcionar esta oportunidade. O que seria uma visita e uma conversa relativamente isolada, deu frutos com exercÃcios posteriores, no interior da escola. Um novo diálogo, ancorado na palavra escrita (troca de cartas entre estudantes da Educação Básica e profissionais da Universidade) enriqueceu o processo, fortalecendo vÃnculos entre estas crianças e as possibilidades de diferentes futuros. Universidade e Escola saÃram mais vivas e ricas. As crianças saÃram mais felizes, e, principalmente, mais participantes do ensino superior. Vamos ficar na espera de todas elas, como nossas estudantes em futuro próximo.â€
O Setor de Educação destaca nessa práxis a participação da comunidade para a formação democrática de seus futuros cidadãos.