Secretarias de Educação e UFPR promovem reunião para debater formação de professores nas redes municipais da Região Metropolitana

No último dia 24 de maio – quarta-feira – Secretarias de Educação dos municípios da Região Metropolitana e a UFPR se reuniram para debater um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo para potencializar a formação de professores da educação básica.
Estiveram presentes secretários e secretárias, técnicas e técnicos de secretarias de Educação de Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Colombo, Contenda, Lapa, Pinhais, Quitandinha e São José dos Pinhais.

Compareceram pela PROGRAD, o pró-reitor de Graduação Júlio Gomes e a coordenadora de Políticas de Ensino na Graduação Maria Tereza Carneiro Soares; pela SPIN, o superintendente Amadeu Bona Filho e a diretora da Agência de Parcerias Sara Silva Lima Dal-Comuni; pela FUNPAR, a gerente de projetos Aderlene Lara. Também participaram a vice-diretora do SEPT, Juliana da Silva Passos; e representantes dos cursos de licenciatura em letras e enfermagem.

Pelo Setor de Educação estiveram presentes, a Direção e Vice-Direção do Setor, as coordenações dos cursos de pedagogia presencial e EaD, as coordenações do PPGETPEN e PPGE, a chefia do DEPLAE, a coordenação do CEALI, as coordenações dos cursos de especialização em Filosofia da Educação e em Políticas Educacionais, além de técnicos administrativos e docentes dos três Departamentos do Setor.

Da reunião, resultou a formulação de um Fórum permanente de diálogo entre a UFPR e as Secretarias Municipais de Educação da Região Metropolitana. O Fórum se organiza, inicialmente com 5 Grupos de Trabalho para enfrentar os diferentes problemas da formação de professores que foram elencados como prioritários ao longo da reunião. Os GT’s e os responsáveis são os seguintes:
GT Sobre Formação de Gestores (Secretarias de Almirante Tamandaré, Campo Magro e Pinhais e NUPE); GT Sobre Contratos e Convênios (Todas as Secretarias, SPIN, FUNPAR e Unidade Orçamentária do Setor de Educação); GT Sobre Formação Inicial (Secretarias de Colombo, Campina Grande do Sul, PROGRAD, CEALI, Coordenações dos Cursos de Pedagogia EaD e Presencial); GT sobre Formação em Pós-Graduação (Secretarias de Colombo, Campina Grande do Sul, Almirante Tamandaré, Coordenações do PPGE e PPGETPEN); GT de Formação Continuada (Secretarias de Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo Magro e Pinhais, CEALI, representantes do SEPT, e professores do Setor – Ana Cláudia, Verônica, Marília, Karen)