Na manhã desta terça-feira (21), ocorreu a primeira reunião do Conselho do Setor de Educação da UFPR no novo campus da universidade, o Campus Rebouças, que abrigará o Setor de Educação e o curso de Turismo do Setor de Ciências Humanas.
A reunião foi uma solicitação da Plenária Setorial Aberta ocorrida em fevereiro deste ano e referendada pela reunião do Conselho Setorial do dia 17 de março. Teve como pauta a visitação do novo prédio do Setor de Educação, que já está em fase de finalização da obra nos Anexos A e B do campus, além da organização da primeira etapa de planejamento da mudança das unidades didática e administrativas que deverá ocorrer ainda neste semestre.
O novo Campus foi inaugurado em dezembro de 2016 e entregue oficialmente pela administração central da UFPR aos Setores de Educação e Ciências Humanas. Contudo, a obra no anexo B, EdifÃcio Teixeira Soares, está na fase de conclusão dos acabamentos (elétrica, pintura, rede lógica, dentre outros) e a ocupação final do prédio ainda levará alguns meses.
Considerando que o Anexo C, a torre de oito andares que abrigará o bloco didático, levará mais de um ano letivo para ser entregue, o Setor de Educação recebeu a proposta do Setor de Ciências Humanas, em 2016, para que ocupe a área do Teixeira Soares destinada ao Curso de Psicologia, provisoriamente, até que a torre esteja concluÃda. Em reunião de seu conselho, o Setor de Educação aceitou a proposta e está organizando o uso destes espaços para viabilizar a ida de um maior número de unidades para o Campus Rebouças.
Inicialmente, o novo prédio do Setor de Educação pretende abrigar parte de sua estrutura administrativa, os cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu (PPGE, PPGE: TPEn e Especializações) e o Curso de Pedagogia EaD, além de alguns gabinetes de professores, Núcleos de Pesquisa e Ensino e os Laboratórios de Prática de Ensino.
A reunião foi motivada pela própria comunidade setorial, que está na expectativa de utilização do novo prédio e aguarda há mais de seis anos a conclusão deste projeto. Ao abrir a reunião, a professora Andréa Caldas, Diretora do Setor de Educação, falou sobre esta expectativa da comunidade e da concretização de parte deste projeto que se aproxima: “há tempo aguardamos este momento e é importante que todos conheçam o espaço porque entraremos agora em um processo de planejamento da nossa mudança. Há a perspectiva que ainda nesse semestre se finalize, enfim, uma parte importante desta obraâ€.
Antes de realizar a visitação pelo prédio, o professor Marcus Levy, Vice-Diretor do Setor de Educação, fez um breve histórico do trabalho da Comissão do Espaço FÃsico do Campus Rebouças, na qual participa desde 2010, e prestou esclarecimentos acerca do projeto.
Durante a visitação foram muitas as trocas de ideias entre as conselheiras e os conselheiros presentes, ficando evidente o entusiasmo de participar do inÃcio da concretização de um sonho há muito tempo compartilhado por toda a comunidade setorial. O conselheiro Ângelo Souza, Editor Adjunto da Educar Revista, publicação do Setor de Educação, definiu bem este sentimento: “ainda que eu sonhasse com isto, eu não imaginava que seria um lugar tão legal e tão bem cuidado. Por isso, quero agradecer à Direção do Setor de Educação, por acompanhar esse processo, e lembrar que devemos nos preparar nesse ano, não só para a alegria de enfim ocupar esse espaço, mas também para elaboração dos critérios e discussão relativa à ocupaçãoâ€.
Confira abaixo mais fotos da visitação: