Após debate interno inicial realizado pelo Comitê do Ensino Remoto Emergencial (ERE), com representação das três categorias e apoio da PROGRAD, há um consenso na comunidade acadêmica sobre a necessidade da retomada do calendário acadêmico da UFPR. A síntese das propostas debatidas será apresentada para o debate amplo neste mês de março conforme o calendário apresentado abaixo.
CRONOGRAMA DE TRABALHOS:
08 A 11 de março: produção da minuta da “solução resultante do debate” pelo comitê do ERE
12 de março: finalização da minuta e envio para apreciação das três categorias.
15 a 19 de março: apreciação do texto da minuta e envio de sugestões
22 a 26 de março: revisão e adequação da minuta pelo comitê do ERE.
Até 26 de março: envio para o relator CEPE
Primeira semana de abril – Pleno CEPE
A UFPR ressalta neste processo seu compromisso em “ouvir a comunidade e construir um dispositivo que atenda à heterogeneidade acadêmica e administrativa da nossa universidade”. Assim, compartilhamos com todos as deliberações tomadas no âmbito do Comitê do ERE, no último dia 5 de março:
1) A partir do acolhimento do cenário, o comitê entende a necessidade de construir uma terceira via, ou seja, uma proposta que possa acolher os pedidos e sugestões enviados pela comunidade.
2) Essa proposta – chamada de solução resultante do debate – vai incorporar os melhores elementos da alternativa 2 e da alternativa 03. Será a retomada do calendário 2020. A minuta dessa resolução terá duas grandes balizas:
a) buscaremos dar segurança para os estudantes que não puderam aderir ao Período Especial; e
b) possibilitar a customização da oferta pelas coordenações, de modo a integralizar o máximo possível do ano letivo de 2020.
3) Essa proposição – a solução resultante do debate – será apresentada em forma de minuta da resolução a ser apreciada pela comunidade.
4) A minuta da resolução apresentará seção sobre a APE – Atividades Práticas Emergenciais – com indicação do fluxo e procedimentos a serem adotados.
5) A produção da minuta de resolução será feita pelo Comitê do ERE, que possui representação das três categorias.
6) Para auxiliar no processo de customização das ofertas e auxiliar as coordenações de curso, a PROGRAD criou o CAAIC – Comitê de Apoio e Acompanhamento da Integralização curricular. Em breve, serão divulgadas as informações sobre o fluxo de atendimento.
Tendo em vista a proposta apresentada, o Setor de Educação convida sua comunidade a engajar-se nas discussões sobre a retomada do Calendário Acadêmico, conforme calendário de debate.