O Núcleo de PolÃticas Educacionais – NUPE/UFPR –, em parceria com a Universidade Lusófona de Lisboa – de Portugal – lançam no dia 03 de setembro, um documentário sobre Sindicalismo de professores de educação básica e polÃticas educacionais no Brasil e em Portugal. O vÃdeo estará disponÃvel, on line, a partir do dia 03 de setembro no canal do NUPE, no Youtube. O acesso pode ser feito pelo link:
https://www.youtube.com/channel/UCp_uY6C9D2hPGZ8c2jXTUCg
O documentário apresenta os resultados de pesquisa sobre a ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) do Brasil e da Federação Nacional de Professores (FENPROF) de Portugal a partir de entrevistas com dirigentes das duas entidades nacionais. O Projeto, financiado pelo Edital Universal (1/2016), do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico – CNPq – Brasil, foi desenvolvido entre 2018 e 2020.
A pesquisa é coordenada pela professora doutora Andréa Barbosa Gouveia (UFPR/Brasil) e conta com uma equipe composta pelos pesquisadores Marcos Ferraz (UFPR/Brasil), Elisangela Scaff (UFPR/Brasil), Rosa Serradas Duarte (Universidade Lusófona/Portugal), Aline Chalus Vernick Carissimi (Brasil), Bruna Carolina Camargo (UEMS/Brasil) e Cristina Cardoso (Brasil).
O documentário foi editado a partir de entrevistas com dirigentes nacionais da CNTE e da FENPROF e apresenta uma reflexão sobre as relações entre a luta sindical e a produção da polÃtica educacional. Além de entrevistas com ex presidentes e dirigentes das duas entidades, os pesquisadores tiveram acesso a um rico acervo documental das entidades que registram a história da luta, assim como análises das polÃticas educacionais dos dois paÃses. Todo este material acabo por registrar a já conhecida importância dos sindicatos de trabalhadores da educação na defesa das condições de trabalho nos sistemas de ensino, mas, acima de tudo, revela o papel destas entidades na interlocução ativa no interior do processo de construção das polÃticas educacionais nos dois paÃses.
O documentário teve roteiro de Aline Chalus Vernick Carissimi, Andréa Barbosa Gouveia e João Marcos Veiga. E a edição foi feita por João Marcos Veiga e Marco Túlio Ulhôa. O apoio da CNTE e da FENPROF para a realização da pesquisa foi fundamental e reflete o compromisso das entidades sindicais com a produção do conhecimento cientÃfico.