Setor de Educação formaliza proposta de estágio para Educação infantil com SME-Curitiba

O Setor de Educação da UFPR reuniu-se no dia 1º. de março com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba para formalizar proposta de estágio de prática de docência em educação infantil nos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Curitiba.

A iniciativa visa aproximar institucionalmente as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Setor de Educação às práticas pedagógicas das instituições de ensino da Prefeitura Municipal, enriquecendo a formação dos profissionais da educação.
Nesse sentido, considera-se fundamental para a formação do futuro pedagogo a presença e o convívio com os professores regentes e outros profissionais responsáveis pelo trabalho pedagógico com as crianças na Educação Infantil.

Para garantir que essa formação partilhada ocorra, alguns aspectos foram elencados na atual proposta, como importantes para serem observados, dentre outros que também poderão surgir ao longo do processo:

·        As docentes/profissionais da Educação Infantil são co-formadoras das alunas-estagiárias e sujeitos centrais em todo o processo. Não apenas as suas boas práticas são valorizadas, mas, sobretudo, a sua disposição em se colocar num processo concomitante de orientação das alunas-estagiárias e aprofundamento da temática em questão;
·        Momentos de troca de idéias entre docentes/profissionais da Educação Infantil, professoras da UFPR responsáveis pelo estágio e alunas-estagiárias são importantes e poderão ocorrer tanto na Instituição de Educação Infantil, como nas dependências do Setor de Educação da UFPR, sem prejuízo das atividades cotidianas da Instituição de Educação Infantil;
·        Atividades de observação, monitoria e intervenção das alunas-estagiárias são essenciais para seu processo formativo, assim como, as atividades de análise a aprofundamento teórico em torno da temática escolhida como atividade de pesquisa;

Ao final de todo este processo, os resultados poderão ser compartilhados num Seminário envolvendo as alunas-estagiárias e as diferentes Instituições de Educação Infantil envolvidas.

Tags: