DIGA em casa – Programa de promoção da convivência familiar

Neste momento de distanciamento social, a importância de relacionamentos e da responsabilidade social se torna ainda mais evidente. Mais do que nunca, é importante apoiar uns aos outros, adultos e crianças, para conviver em uma realidade desafiadora.

DIGA em casa é um novo recurso do Programa DIGA (www.programadiga.com.br) para apoiar educadores, pais e pessoas que cuidam de crianças no desafio para aprender e conviver, mesmo em tempos de crise. O coordenador do projeto, professor Josafá da Cunha, explica que “o DIGA em casa foi desenvolvido para que, mesmo à distância, possamos seguir cooperando com educadores e famílias, achando caminhos para promover o desenvolvimento positivo de crianças e adolescentes”.

O DIGA em casa irá oferecer materiais e oficinas online para educadores e famílias. Os recursos foram pensados com ênfase ao acesso em casas com ou sem acesso a recursos digitais. De acordo com o professor Josafá da Cunha “O apoio a escolas e famílias é nosso foco principal, e por este motivo os recursos do Programa DIGA estarão disponíveis gratuitamente para escolas de todo Brasil”.

Em tempos de distanciamento social enfrentamos muitos desafios, e não adianta ignorar os problemas. Podemos dialogar, achar ajuda, e construir juntos uma convivência melhor.

Sobre o Programa DIGA

DIGA em casa faz parte do Programa DIGA, que promove a responsabilidade social e competências socioemocionais para que os conflitos que ocorrem no dia-a-dia sejam abordados de forma positiva em casa, na escola e na comunidade. O Programa DIGA é desenvolvido pelo Laboratório Interagir, do Setor de Educação da UFPR. “Nossas atividades são voltadas para a promoção da responsabilidade social. Diante das mudanças recentes, queremos continuar contribuindo para que crianças possam se desenvolver de forma positiva e protegida”, explica a doutoranda Hellen Tsuruda, que atua no Programa DIGA.

A equipe do programa procura novas parcerias para disponibilizar os recursos do Programa DIGA  a mais escolas no Brasil, e em 2019 foi contemplada em edital internacional da Templeton World Charity Foundation (www.templetonworldcharity.org) para projetos direcionados ao desenvolvimento de virtudes e forças de caráter.

O DIGA em casa foi lançado em 4 de Maio, em live na página facebook.com/semanadaconvivencia. Os recursos do DIGA em casa poderão ser acessados por meio do site www.programadiga.com.br.