Educação Ambiental na prática

No dia 26 de novembro, 102 estudantes dos cursos de Pedagogia, Belas Artes e Geografia da UFPR – Curitiba participaram de uma saída de campo conduzida pelas docentes Yanina Micaela Sammarco e Manuela Dreyer da Silva, da área de Biologia da Educação, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE)/Setor de Educação.

A saída fez parte do componente curricular da disciplina de Educação Ambiental, e contou com a participação também de estudantes da disciplina de Educação em Espaços Não Formais, ministrada pelas docentes Sonia Fatima Schwendler e Ana. O professor da rede pública de educação de Curitiba e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Vanderlei Fraga Silveira, também colaborou com a ação.

Os(as) estudantes tiveram a oportunidade de dialogar sobre uma educação socioambiental crítica, a partir da vivência de espaços educadores e suas diferentes propostas de currículos, práticas, projetos e metodologias. Na atividade de campo, os(as) participantes foram recebidos pelos docentes Gabriela Bica e Rodrigo Rosi Mengarelli na UFPR Litoral. Em seguida, puderam conhecer a Estação Agroflorestal Marumbi, em Morretes, área gerida por Luíz Paulo Gnatta. Nestes lugares, além dos momentos de trocas de saberes sobre temas indispensáveis à educação, como sustentabilidade, agroecologia, agroflorestas, bioconstrução, permacultura, entre outros, também tiveram a oportunidade de experimentar uma alimentação agroecológica, que incluiu PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e momentos agradáveis de interação com a natureza para recarregar as energias!