FORUMDIR realiza Encontro Nacional

Ocorreu nesta segunda-feira, 07 de dezembro, o 41º Encontro Nacional do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades e Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras – FORUMDIR.

O encontro foi realizado remotamente e no período da manhã se concentrou no debate sobre os desafios para as Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes, frente à aprovação da Resolução CNE/CP n. 02/2019, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação e Base Nacional Comum da Formação Inicial de Professores (BNC-Formação Inicial); do Parecer CNE/CP nº 14/2020 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada); e ainda, a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia que está em andamento no CNE.

Os trabalhos contaram com a participação da professora Helena de Freitas (UNICAMP) e Lucília Augusto Lino (UERJ/ANFOPE), sob coordenação da professora Maria Renata Alonso Mota (FURG), atual presidenta do FORUMDIR.

No período da tarde foram debatidas as prioridades políticas para a ação do FORUMDIR no próximo biênio e elegeu-se a nova direção.

Assume a presidência nacional do FORUMDIR a professora Geovana Ferreira Melo, da Universidade Federal de Uberlândia. Na vice-presidência assume a professora Silvia Cristina Conde Nogueira, da Universidade Federal do Amazonas. Na região Sul, assumem a Direção Regional, os professores Marcos Ferraz, da Universidade Federal do Paraná, e Álvaro Hypólito, da Universidade Federal de Pelotas.