Seminário Conviver: Lançamento Programa DIGA

O Laboratório Interagir, do Setor de Educação, realizou nesta sexta-feira seminário lançamento do Programa DIGA no dia 28 de junho, em Curitiba. A iniciativa reúne escolas, famílias e comunidades para criar ambientes que ajudem estudantes de 5 a 12 anos a lidar ativamente com os conflitos e a acabar com o bullying. A pré-inscrição para escolas interessadas estão abertas pelo site www.conviver.ufpr.br.

SOBRE O PROGRAMA DIGA

Voltada para a promoção da responsabilidade social e liderança pró-social entre crianças, o programa DIGA fomenta ambientes mais seguros para o aprendizado. Esta ação foi contemplada com US$ 234 mil em um edital da Templeton Foundation para projetos direcionados ao desenvolvimento de virtudes e forças de caráter. A visão do DIGA é de que todas as crianças e adolescentes podem viver, aprender e brincar em comunidades acolhedoras e seguras, tendo a escola como espaço de aprendizagem sobre a resolução de conflitos. “Este é um esforço para transformar abordagens da comunidade para promover relacionamentos saudáveis e prevenir o bullying e vitimização”, explica o coordenador, professor Josafá Moreira da Cunha.

O programa é inspirada no WITS, projeto da University of Victoria desenvolvido em várias regiões do Canadá. A versão brasileira recebeu o nome de DIGA (Dialogue, Ignore, Ganhe distância e Ache ajuda).