SETOR DE EDUCAÇÃO PROMOVE O DIA D EDUCAÇÃO

O Dia D Educação é um evento promovido pelo Setor de Educação da UFPR, instituído em 15 de outubro de 2010, como parte do calendário oficial do Setor. O Dia D foi instituído para lembrar, que entre as comemorações do Dia do Professor, também é necessário lutar pela valorização da Educação e da própria carreira docente. Educação pública, universal, gratuita e laica não é uma simples inscrição no texto constitucional. É um direito que devemos defender todos os dias.

Em sua história, o Dia D tem promovido debates acerca de temas relevantes para a área da educação. Nesse ano, com um olhar sobre os problemas de financiamento da educação, debateremos o novo FUNDEB, com o tema “O novo FUNDEB: desafios para o financiamento da Educação Básica”.

O atual FUNDEB, em sua vigência, assumiu papel fundamental para redefinir o compromisso da União com a educação básica, assim como reordenou a distribuição de recursos dentro de um compromisso federativo. Contudo, em 2020, ele deixa de existir. O debate do novo FUNDEB é de interesse de todas e todos que olham para a educação pública como um direito de cada brasileiro ou brasileira. Um direito que inclui não apenas acesso, mas também aprendizado em condições que associem parâmetros de igualdade e equidade. Uma política de financiamento eficiente é primordial para a implementação do que preconiza o texto constitucional.

A programação contemplou as seguintes atividades:

Manhã  – Local: Teatro da Reitoria – Rua XV de Novembro, 1299

8h – Credenciamento

8h30min – Apresentação Musical – Guilherme Romanelli (UFPR)

8h45min – Abertura

9h – Mesa-redonda: FUNDEB

Palestrantes: Flavio Arns (Senado Federal)

José Marcelino de Rezende Pinto (USP)

Mediador: Marcos Alexandre dos Santos Ferraz (UFPR)

Noite- Local: Auditório do Campus Rebouças  – Rua Rockefeller, 57.

18h – Credenciamento

18h30min – Apresentação do grupo musical da Mirrage Studio Criativo

19h – Mesa-redonda: Desafios dos Direitos à Educação financiamento em debate.

Palestrantes: Andrea Gouveia (UFPR)

Representante da SEED

Daniel Paula de Souza (Diretor do Colégio Estadual Lucia Bastos)

Maira Gallotti Frantz (Pedagoga da Rede Municipal de Educação)