Sísifo – Volume 3

A edição d’O Sísifo de fevereiro tem o intuito de contextualizar, problematizar e discutir alguns dos principais impactos da BNCC na formação dos/as jovens brasileiros/as que frequentarão o Ensino Médio a partir de 2021. Mônica Ribeiro analisa criticamente a BNCC no contexto da reforma do Ensino Médio apontando para os impactos dos documentos de políticas curriculares de Ensino Médio expedidos nos últimos anos pelos organismos responsáveis pela educação brasileira, em especial, pelo Conselho Nacional de Educação. Em seguida, Renata Peres Barbosa mostra que, apesar da BNCC, é preciso resistir, denunciar e investigar com rigor metodológico as tendências/influências teóricas presentes na BNCC e no projeto de Ensino Médio como um todo. Por fim, Camila Grassi Mendes de Farias, anuncia que a política educacional no estado do Paraná se inspira na “lógica empresarial de razão-eficiente” na justa medida em que não discute com a comunidade escolar as possíveis consequências da implementação da Reforma do Ensino Médio/BNCC para a formação dos jovens e adultos estudantes paranaenses.

Boa leitura!

JORNAL O SÍSIFO (VOL 3 – Nº 2 – FEVEREIRO – 2020) (2)