UFPR lança programa para prevenir bullying nas escolas de Curitiba e região metropolitana

O Laboratório Interagir, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou nesta sexta-feira (28) o Programa DIGA. A iniciativa busca reunir escolas, famílias e comunidades para a criações de ambientes que ajudem estudantes de cinco a 12 anos a lidar ativamente com os conflitos e a acabar com o bullying.

Sessenta escolas de Curitiba e da região metropolitana devem participar dessa etapa do programa, que acontece até 2020. A proposta de melhorar a qualidade da convivência dos espaços de ensino-aprendizagem pretende organizar as relações e favorecer os suportes nos ambientes educacionais. “O DIGA é baseado em evidências científicas para ajudar escolas, famílias e comunidades escolares a repensar suas relações de apoio diante de situações de conflito. O programa tem a expectativa de promover a responsabilidade social e melhorar o clima escola, os conflitos no ambiente escolar e a própria comunidade”, afirma o coordenador do programa, professor Josafá Moreira da Cunha.

As escolas são o foco das ações. De acordo com Cunha, a estratégia do DIGA inclui a formação de professores, planos de ensino, materiais, formação online sobre aprendizagem sócio-emocional e o diálogo com a comunidade para construção de melhores espaços de convivência. “Vamos realizar a avaliação sistemática da eficácia do programa. Nossa equipe vai acompanhar mês a mês as atividades realizadas nas escolas. Nossa intenção é, em março de 2020, poder disponibilizar o programa para várias outras escolas no Paraná”.

“É um programa de máxima importância, que trata da convivência com as pessoas, com as diferenças, de formação humana para tolerância, para o diálogo e isso talvez seja a formação mais importante que a escola pode proporcionar ao estudante, a formação da cidadania”, avalia o pró-reitor de Graduação da UFPR, Eduardo Barra. “No momento que vivemos no País, de tamanha polarização, com momentos infelizes de intolerância e não aceitação da diferença, a universidade tem que ir na contra corrente, tem que ser esse espaço de criar a sociabilidade”.

Lançamento do Programa DIGA. Foto: Marcos Solivan

Voltada para a promoção da responsabilidade social e da liderança pró-social entre crianças, por meio do fomento de ambientes mais seguros para o aprendizado, a ação – fruto de uma parceria internacional – foi contemplada com US$ 234 mil em um edital da Templeton Foundation para projetos direcionados ao desenvolvimento de virtudes e forças de caráter.

A visão do DIGA é de que todas as crianças e adolescentes podem viver, aprender e brincar em comunidades acolhedoras e seguras, tendo a escola como espaço de aprendizagem sobre a resolução de conflitos, prevenção do bullying e da vitimização.

O Secretário de Educação e Cultura de Almirante Tamandaré, Juciê Pereira, destacou na abertura do evento a relevância do programa para o município que enfrenta altos índices de violência, sendo apontado no estado como segundo em número de mortes de jovens. “Quando falamos de movimentos e municípios que tem dados de violência como é o caso de Almirante Tamandaré, pensar em novas sociabilidades e relações é algo extraordinário e transformador para essa realidade que temos. A universidade cumpre seu papel mais uma vez, com a pesquisa, a assessoria ao ensino e com o movimento de extensão, estreitando laços entre comunidade e universidade para que juntos possamos pensar que sociedade é essa que queremos construir”.

O programa é inspirada no WITS, projeto da University of Victoria desenvolvido em várias regiões do Canadá. A versão brasileira recebeu o nome de DIGA (Dialogue, Ignore, Ganhe distância e Ache ajuda).

Também participaram da mesa de abertura do lançamento, os representantes das Secretarias Municipais de Educação de Araucária, Adriana de O. C. Palmieri; de Mandirituba, Josiele M. N. Claudino; de Piraquara, Carla Juliane dos Santos Vilar; e de Curitiba, Carla A. R. Trisotto.

Disponível em: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ufpr-lanca-programa-para-prevenir-bullying-nas-escolas-de-curitiba-e-regiao-metropolitana/